Monday, July 30, 2007

No Mar



Hoje vou divertir-me!Não,não vou à discoteca, nem para o meio da multidão que se passeia diáriamente de um lado para o outro, para ver e ser visto.Isto não faz parte do meu conceito de divertimento.Vou ver a Lua, cheia, redonda, provocadora, ela que faz meter-me pelo Mar para a olhar, onde as luzes das casas não a ofuscam.
Vou divertir-me sim.Um mergulho, que me deixará a pele fresca,ali,no meio da escuridão somente cortada pelo reflexo do luar na superficie liquida,onde tenho por hábito libertar a imaginação.Levo companhia claro.O entardecer, o pôr-do-Sol, e a noite vão ser meus aliados.A desculpa, ver a Lua.O propósito,o meu pedacinho de diversão.

Friday, July 27, 2007

Castelos



Ensinar-lhe aos poucos, o equilibrio na prancha,o prazer de navegar,ou o deslumbre do mergulho,nada até agora foi comparável à simplicidade da construção de castelos de areia.Foi bom voltar a fazê-los.Misturá-los aos risos,aos abraços, aos olhares cumplices de tanto Amor que estamos a descobrir...Ser mãe é sublime.

Wednesday, July 25, 2007

Sándor Márai - As Velas Ardem Até ao Fim



"O instinto,esse mistério,esse sexto sentido que é mais refinado e preciso que o olfacto ou a visão, começou a funcionar nos nervos do animal."

"Quando o destino,numa forma qualquer,se dirige directamente a nós,quase nos chama pelo nosso nome,no fundo da ansiedade e do medo sempre irradia uma certa atracção, porque o homem não quer só viver a todo o custo,não,o homem quer conhecer e aceitar o seu destino por completo e a todo o custo, até à custa do perigo e da destruição."

"E às vezes cheguei a pensar que a amizade talvez seja uma ligação semelhante à união fatal do gémeos.Uma identidade singular da inclinação,da simpatia,do gosto,da cultura e da paixão une duas pessoas ao mesmo destino.Faça o que fizer um deles contra o outro,os seus destinos são comuns.É inútil que um deles fuja do outro,porque sabem tudo,que é essencial,um do outro.E é inútil que um deles escolha um novo amigo ou uma nova amante,sem permisssão secreta,tácita do outro,não é capaz de se libertar dessa comunhão.O destino dessas pessoas cumpre-se paralelamente,mesmo que vá um deles para longe ,por exemplo,para os trópicos."

Peguei no livro que até nem tem muitas páginas e li-o de uma ponta a outra de um só fôlego.Gostei.Bastante mesmo.
Fez-me pensar,esta história bem narrada que conta sobre a amizade,a paixão,pela música e pelos trópicos,de Baghdad,das fugas,encontros secretos, e desencontros,da traição e sobretudo do perdão só concedido num sentimento que poucos possuem.
Fidelidade.
As passagens acima mencionadas tocam-me particularmente.Por situações vividas.
Foi por ti Velinhas,que o li.Foste tu que me despertaste a curiosidade pelo livro e me proporcionaste um par de horas de muito boa leitura.

Como alguém dizia...Bem Hajas!

Tuesday, July 24, 2007

If you Love something,set it free.If it comes back it was meant to be...

Sunday, July 22, 2007

Australia /Norwest



O Noroeste da Austrália ocupa um terço do território do país.Área superior à Europa Ocidental.A ppulação é diminuta nesta região.A costa estende-se pelo Oceano Indico e pelo Mar de Timor. e está mais próxima de Bali ,da Indonésia do que de Sidney.Todo o Noroeste é rico em ferro,´bauxite, níquel, gás natural,petróleo,diamantes e ouro.Vastas zonas de plantação de trigo,florestas e desertos são parques nacionais.A região de Kimberley, mais a Norte, é uma das mais antigas zonas geológicas do planeta.Foi aqui que o tempo e elementos formaram gargantas profundas e impressionantes montanhas constratando com planícies vermelhas e áridas.As regiões costeiras são de arenito riquissimo em fósseis.
Aqui, no Noroeste existem dois lugares naturais de enorme interesse atractivo.A cratera de Wolf Creek, um enorme buraco no deserto, provocado pela queda de um gigante meteorito há mais ou menos cinquenta mil anos.Bungle Bungle,um antigo maciço de arenito que cobre a vasta área de quatocentos e cinquenta kms quadrados
Habitantes e nativos cordiais sabem aproveitar o tempo e tirar partido de uma enorme oferta da Natureza. Razão principal de vida.

Perth , cidade bem estruturada,verdejante,calma,simpática, de contrastes, moderna.





cito alguém bem conhecedor deste país...

"Deitado de costas e a olhar para o céu negro senti-me subir até àquela imensidão brilhante..."

Thursday, July 19, 2007

Solo un Si

Tuesday, July 17, 2007

Up

Escadas que se descem ou sobem.É mas fácil descer.O esforço é maior para subir.É como a vida.Descer é fácil e alguns deixam-se levar pelo facilitismo.E descem.Dificil mesmo é não cairmos em tentação e manter a noção do degrau que não devemos nunca pisar.Fazê-lo só, sem alguem que nos segure a mão é um desafio ao equilibrio.

Sunday, July 15, 2007

Minha de coração e opção


Vejo-a a envelhecer.Está suja, desmazelada.Lava-se poucas vezes e daqui a nada os seus braços deixarão de tocar o seu amor que sempre lhe deu de beber.Terá de serpentear através do betão que lhe tira a vista e que a priva do seu amante azul.Irão crescer mais espinhos entre os dois, sem justificação, por imposição e vontade de alguns que não lhe sentem amor, mas a usam para encher o ego.Está estragada.Cai aos bocados, aqui e ali, e não lhe dão a mão, não a tratam. Anda ao abandono.As feridas , esburacadas pedem pontos e não pensos. Adiam a cura, estagna e anda moribunda.Poucos se importam com ela. Mentem sempre, quando dizem que é por ela que se debatem.Não a enxovalhem mais, tenham dignidade por ela e só por ela... Afinal uma cirurgia reconstructiva e um interesse em renovar-lhe a indumentária teria um efeito fantástico.Voltaria a ser a princesa do Tejo.

Mais uma volta, mais uma mentira.
Talvez eu saiba da sua sorte.Talvez perto, talvez longe...

Thursday, July 12, 2007

Casual

Casual, de uma só noite, teriam sexo com um desconhecido? E repetiriam a experiência com outros estranhos?

Para ti Velinhas!

-Ela nem me viu a comer as plantas, uf!

Wednesday, July 11, 2007

H.B.

Cada hora,cada minuto de felicidade ficarão gravados para a Eternidade...

Monday, July 09, 2007

Wind

O som produzido na janela é inconfundivel.É o mesmo que move a embarcação.O mesmo que nos move a zarpar...

Saturday, July 07, 2007

2007-07-07

Saímos logo pela manhã.Os três.Eu, o meu pequenito Azhin e a Lena, nossa colaboradora da casa.Também quis participar.Na bagageira do Jeep levámos meia-dúzia de árvores para plantar.Sacos de plástico para lixo, e luvas. Alguns recipientes comprados no super, de reciclagem de lixo doméstico.Uma pá, um vasilhame com água e uma enorme vontade de acrescentarmos neste dia (Deus e o Homem queiram que seja histórico!) de mudança na Vida da nossa Casa.E digo neste dia, porque nos restantes reciclamos o lixo ao pormenor,poupamos água com diversos truques, inclusivé a da piscina de água salgada,(não, não é extraida do Mar embora esteja muito perto, é adicionado o sal pelo especialista no assunto), usamos todas as alternativas possiveis instaladas em casa como meio de aliviarmos esta carga negativa que se exerce na Natureza.Infelizmente os carros ainda usam combustiveis poluentes(sim, porque todos o são).

E lá fomos com um lanche cuidadosamente preparado pela Lena, uma toalha azul, guardanapos de papel reciclado (hoje abdiquei do guardanapito de pano) a cesta de pic-nic feita em Portugal pelas mãos de um qualquer cesteiro que teima em não deixar morrer a arte.



As árvores foram plantadas em locais que me foram indicados pelas entidades da Conservação da Natureza. Os recipientes de lixo, foram distribuidos porta-a-porta por mim e Azhin numa aldeia saloia de casas de rés-do-chão.De olhar estupefacto e sorriso meio desconfiado, lá aderiram à ideia.-«São caros menina!Já os tinha visto no super, mas o dinheiro não chega para tudo..»

Os sacos de lixo serviram-nos para apanhar alguns detritos (garrafas de plástico, papéis, embalagens de plástico diversas).Apanhámos muito.O Azhin entendeu o que nos preocupa.Aqui, hoje é a Morte do nosso Mundo.Esta ele não conhecia.A morte que ele conhece é a outra.Mais dura, mais visivel.

Caminhámos bastante, rimo-nos mais, descobrimos alguns cantinhos deste lindo país.Olhámos mais de perto os rostos dos habitantes.Ouvimos e ouviram-nos.Foi muito bom!

Descansámos em Sintra, onde nos deitámos nas mantas que me lembrei de meter no carro no último momento.Tudo depois do pic-nic na toalha azul com o repasto da Lena preparado com carinho.

Giro, estava a olhar o céu azul por entre a folhagem verdejante e confirmei o que já sabia.Podemos ser Felizes com pouco.Um momento a quatro ( a Natureza estava incluída como sempre me foi ensinado e como sempre está),cheio de carinho, de alegria e acima de tudo de agradecimento à Mãe-Terra.



Não o fiz só pela data.Fi-lo por mim, por ti que me lês, pelos teus filhos e pelos meus.

Quem sabe um dia os nossos bisnetos comemorem este dia como o da Consciencialização- e -Inicío -de- Uma Nova -Era. O Carinho pelo Planeta AZUL.



É sempre um bom momento para começar... HOJE!!

Thursday, July 05, 2007

The End ?

Parece-me que este Blog já teve melhores dias e que o fim se adivinha...

Página 161


Pegar no livro mais próximo (Não precisa de ser o que andam a ler)

Abri-lo na página 161

Procurar a 5ª frase completa

Colocar a frase no vosso blogue ou como comentário no meu

Não vale procurar o melhor livro que têm, usem o mais próximo



Foi este o desafio da Velinhas.Gostei e vou transcrever aqui as frases dos livros que tenho à cabeceira e que ando a ler.



A Guerra Secreta do Terrorismo Internacional/A Rede do Terror-Claire Sterling


«Antes de ir encontrar-se com eles no Médio Oriente, Carlos fez um desvio até à Alemanha Oriental, como havia de fazer com frequência.»


Holy Smoke - Anna Campion/Jane Campion


«Mal acabo a pergunta,fico nervosa.Ele pára de rir e fica muito quieto a olhar para mim, a avaliar-me, a avaliar-me, é constrangedor.Não diz nada, ele não diz nada.Coço a Cabeça.»



Mientras Escribo -Stephen King


«Tu seguro que tienes tus proprios pensamientos, tus próprios intereses e inquietudes, y seguro que han surgido de tus experiencias y aventuras de ser humano, como los mios.es probable que algunos se parezcan a los que acabo de enumerar, y que otros sean muy diferentes, pero la cuestion es que los tienes, y que deberias usarlos en lo que escribes.quizá existan para algo más, pero no cabe duda de que es una de las utilidades que poseen.»


O Mar de Madrid - João de Melo


«Quem passar sobre o empedrado das ruas poderá ver então que os templos levantam fachadas minuciosamente lavradas por cima das portas que se abrem pela força da mão dos novos mercadores, à vista das casas cem por cento casas de Toledo.»





Se alguém pretender aderir....força !






Wednesday, July 04, 2007

4 July


GOD BLESS AMERICA


O bichinho da saudade a roer...

Tuesday, July 03, 2007

Triângulo...coisa difícil

Cobarde.Ou talvez não.Mas foi como me chamou uma amiga, ao saber que não fui jantar com ele.
As borboletas no estômago impediram-me de lhe aparecer.
Teria sido o primeiro encontro.Talvez o único, talvez o inicio de uma longa série.Ando nisto há imenso tempo.Demasiado, diz ele.Eu nem comento.Mentiria por certo.E não minto por educação, por principios.Vou adiando, dias,semanas,meses...anos.Dois.Sabemos tudo um do outro.Aquilo que é importante.Não me refiro a moradas, nomes, informações pessoais, mas sim a sentimentos,desejos, valores,interesses,enfim, como encaramos a vida e nos enquadramos nela.

Demasiado estranho? Não.Existem sentimentos fortes.Atracção pela pessoa fisica, (já estivemos a milimetros, só eu o vi e tremeram-me as pernas).Não lhe agarrei a mão, porque ía acompanhado.Fiz mal.Nem parece meu.Sou directa,também imprevisivel nas aboradagens.Surpreendo quase sempre e pela positiva.Se o tivesse feito hoje não estava a escrever esta espécie de pedido de desculpa.Porque não o fiz?

Porque sei, ou penso saber o que pode acontecer e não sei se me é favorável.Se me interessa ficar rendida de amores por uma pessoa especial(o ser especial, é ser único,raro mesmo como ser humano, como filho, como amigo.Inteligente, interessado,simpatico, meigo e dedicado.Ah! e giraço!).Então porque espero? Somos um triângulo.O eterno problema.

A decisão de nos comprometermos com alguém é felizmente facultativa.A de nos apaixonarmos por alguém é-nos imposta pelo cupido.E sei que esta hipótese está muito perto da linha ténue entre o interesse de sabermos um do outro, e não conseguirmos estar sem o outro.
Com amor transpõe-se qualquer obstáculo.O modo de vida profissional, é um deles.Eu sou nómada, ele tem obrigações de chefia neste país.Ele é contra o casamento, eu sou a favor.Eu sou dependente do Mar.Ele antecipa-se na aprendizagem dos meus interesses.Velejar, mergulho,tudo em que me possa acompanhar.Mas sempre com pés assentes neste país.O seu.
Aqui entra o outro vértice do triângulo.

Vive nos antípodas.Tem disponibilidade.Nada o impede de longas estadias no Mar.Tem tudo o que eu preciso para companheiro de vida.Já partilhámos casa como amigos.Já fomos namorados.Sei tudo dele.Preciso sempre dele.Só assim me sinto completa.Espera por um sim, eternamente.
Sabem da existência um do outro e aguardam a minha decisão.

Isto já vai longo, e dei-me conta que sou mesmo cobarde...

Sunday, July 01, 2007

Ao Tea Roa



Ao Tea Roa ou o país da grande nuvem branca.Tanto faz como lhe queiram chamar,também pode ser New Zealand, ou o país de Deus como carinhosamente lhe chamam os neozelandeses, que se convenceram que o Criador os colocou naquele local tão solitário e afastado do resto do mundo porque se compadeceu deles e por isso os dotou tanto e tão bem.

É um país fantástico que teve a niciativa de aplicar o Estado do bem-estar.Em 1930.Assim continua.

Duas ilhas.Na do Norte o clima é subtropical não existindo grandes extremos de calor ou frio.Na do Sul é temperado mas o Inverno pode ser rigoroso podendo nevar nas montanhas.O ciclo das estações do ano é contrário ao deste pedacinho virado ao Atlântico.

Dois terços do país são montanhosos, uma região de rios e lagos profundos e densa floresta tropical.Existem planicies costeiras férteis, actividade termal sob forma de geisers, crateras bem coloridas e fontes de água mineral.Os glaciares Franz Josef e Fox estão a Sul.

A fauna é variada e os kiwis conhecidos mundialmente.Não confundir o fruto com o pássaro,o apteryx, uma ave que não voa. Os neozelandeses também são conhecidos por kiwis.

Um sem-fim de pretextos para nos impelir a viajar até lá.Ou a criar raízes. A criar os filhotes num país onde terão boa qualidade de vida.Mas como tudo há um senão. É também um país de contradições e para os europeus existem mais umas quantas a acrescentar.País de Sul , a nossos pés, nos antípodas.Tudo se processa ao contrário.Um mundo ao contrário. É assim que o vemos. A Lua mingua no sentido oposto ao nosso, a Ursa Maior visualiza-se invertida. As estações do ano e mesmo o ritmo normal diário decorrem em sentido contrário ao nosso.O Sol nasce a Ocidente e avança para Norte.

Ah! e as ovelhas nascem no Outono. Estranho, não é?

Mesmo assim continuo a achar que é um dos lugares mais seguros e interessantes onde viver.

Por ar ou por Mar, faz parte da minha rota...